Um dos objetivos de toda empresa é trabalhar a atração e a retenção de talentos para ter em sua equipe somente profissionais talentosos e qualificados. Esse processo tem início ainda no recrutamento e seleção, e passa por diferentes estratégias que visam a manutenção do bom colaborador. No entanto, existe um quesito que nem sempre é considerado (e é essencial): o perfil comportamental.
Cada pessoa tem diferentes competências e habilidades, que são construídas com as vivências e experiências ao longo da vida. Da mesma maneira, as formações técnicas e acadêmicas contribuem para moldar essa pessoa, o que se reflete diretamente no âmbito corporativo.
Para uma empresa, o ideal é equilibrar os diferentes tipos de postura para aumentar a produtividade da equipe e assegurar o alcance de bons resultados.
Por conta de suas características, a análise de perfil pode ser realizada nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, ela também é indicada para equipes já constituídas, porque é a partir desse mapeamento que você saberá o que ainda é necessário aprimorar e quais competências seria importante obter. Desse modo, no processo de contratação, a avaliação curricular e as entrevistas são direcionadas por esse ponto de vista.
Dentro desse escopo, há várias vantagens de adotar essa prática na sua empresa:
– redução do turnover
– aumento da produtividade
– formação de equipes fortalecidas e integradas
– identificação dos candidatos a uma nova vaga
– melhoria dos procedimentos de alocação de cargos;
– sinalização das áreas em que é preciso fazer capacitações e treinamentos
– motivação dos profissionais
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